“Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra.
Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.
Onde está o arvoredo? Desapareceu.
Onde está a águia? Desapareceu.
É o final da vida e o início da sobrevivência.”


Carta do chefe Seattle ao presidente dos EUA, Francis Pierce, 1885

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Conferências e Cimeiras Mundiais

     As cimeiras ou conferências mundiais sobre o ambiente são realizadas com o objetivo de estabelecer acordos entre os vários países participantes, principalmente em relação a:

     Redução das emissões de gases de efeito de estufa (GEE’s), nomeadamente o dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4);
  Impedimento ou, pelo menos, minimização das alterações climáticas e as suas consequências;
    Promoção do desenvolvimento sustentável, principalmente a utilização de energias renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis. O desenvolvimento sustentável não prejudica outros setores como a sociedade ou a economia. Bem pelo contrário, a interação das três áreas beneficia-as mutuamente, promovendo o desenvolvimento do mundo.

      O desenvolvimento sustentável não prejudica outros setores como a sociedade ou a economia. Bem pelo contrário, a interação das três áreas beneficia-as mutuamente, promovendo o desenvolvimento do mundo.

Pincipais Cimeiras:
       - Conferência de Estocolmo
       - Cimeirada Terra
       - Conferência de Quioto
       - Cimeira de Joanesburgo
       - Conferência de Montreal
       - Conferência de Nairobi
       - Cimeira de Copenhaga

     Depois de todas estas cimeiras e conferências mundiais, o mundo espera ver um planeta melhor no futuro (ou, pelo menos, não tão degradado). No entanto, a iniciativa de melhorar este planeta não pode partir somente dos governantes das nações. A “salvação” do planeta deve, acima de tudo, ser um compromisso de todos os cidadãos, em “agradecimento” pelo habitat que a Terra nos proporciona.

Sem comentários:

Enviar um comentário