“Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra.
Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.
Onde está o arvoredo? Desapareceu.
Onde está a águia? Desapareceu.
É o final da vida e o início da sobrevivência.”


Carta do chefe Seattle ao presidente dos EUA, Francis Pierce, 1885

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Recuperação de Áreas Degradadas

      “Designa-se por recuperação de áreas degradadas resultantes da exploração mineira um conjunto de ações que visem dotar o espaço afetado de um uso compatível com a estabilidade física e o equilíbrio ecológico e em consonância com os valores paisagísticos do meio envolvente”
      Este conceito, apresentado no manual escolar Terra, Universo de Vida – 1ª Parte Geologia, pode ser interpretado da seguinte forma:
      A recuperação de áreas degradadas consiste no aproveitamento do espaço afetado e da paisagem que o rodeia, atribuindo-lhe finalidades que conjuguem o equilíbrio ambiental (prevenir a poluição) e a estabilidade física (na medida de ser seguro ou não recuperar o espaço). Estas finalidades podem, inclusive, trazer benefícios sociais e económicos.
     Esta recuperação das áreas degradadas pode ser feita de modo a:
     - “Restaurar” o ambiente pré-existente na área afetada (com a maior aproximação possível);
    - Originar um novo ambiente que se adapte ao local degradado;
    - Converter o espaço para outra função diferente da inicial.

      Não só as áreas afetadas diretamente devem ser recuperadas, como também as zonas degradadas de forma indireta devem ser alvo de “reconstrução”.


Tipos de intervenção para recuperação de áreas degradadas
   - Estabilização dos amontoados de rejeitados (escombreiras);

   - Enchimento parcial das depressões originadas durante as escavações para a exploração dos minérios; 
 Preenchimento das escavações com terra, originando na sua maioria parques de lazer

  Preenchimento das escavações com água, criando lagoas ou pequenos lagos
   - Criação de um sistema de drenagem das águas pluviais;
  - Revegetação das áreas afetadas com as espécies pré-existentes (permitindo a reutilização destas florestas para produção);
   - Outro tipo de projetos, conforme o espaço que se pretende recuperar, a finalidade que se lhe pretende dar , os recursos económicos e tecnológicos disponíveis e a originalidade dos responsáveis.


Vantagens
→ Vantagens Socioeconómicas
  - A área recuperada pode permitir a criação de postos de trabalho;
  - A recuperação da área degradada pode ter uma finalidade turística e/ou de lazer;
  - O término da atividade económica anteriormente levada a cabo na área degradada pode ter efeitos económicos positivos (por exemplo, se uma exploração mineira não dava lucros e provocava endividamento, a insolvência da empresa pode ser a melhor solução. Posteriormente, a área degradada resultante da atividade da empresa pode ser alvo de recuperação).


→ Vantagens Ecológicas
  - A recuperação da área afetada permite a extinção ou redução da amplitude dos impactos ambientais (na atmosfera, hidrosfera ou solo) provocados pela(s) atividade(s) aí realizada(s).
 - Outros resultados ambientais podem advir dos acima referidos (ou seja, efeitos positivos indiretos), tornando-se todas estas vantagens numa complexa rede que demonstra que a poluição provocada pela atividade anterior tinha um alcance maior do que o pensado inicialmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário